sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Colega de Quarto - Victor Bonini

Esbarrei nesse livro em uma comunidade sobre Agatha Christie no facebook, prometeram ser algo parecido com os escritos dela, mas será mesmo?

Não posso dizer que fiquei bem tentado a ler um romance policial de um autor diferente, eu gosto da escrita de diversos autores, mas quando lemos uma estória montada por um autor desconhecido, a coisa parece nova, foge da mesma fórmula comum que estamos acostumados.

E a estória é bastante diferente do que estamos acostumados com certeza, não há um suspeito de assassinato, apenas um possível suicídio, mas graças à Conrado Bardelli, um simples suicídio se torna um grande mistério, fui bastante enganado em diversas partes da estória.

E a melhor parte? É que a trama surgiu em um apartamento e foi parar como um possível escândalo em uma corporação.

Se eu gostei da escrita do Bonini? Sim e não, achei um pouco cansativa e enjoativa em certas partes, em outras foi excelente. Algo que eu gostaria de falar é sobre como ele chama os personagens, ele usa e abusa das possibilidades de reconhecer um personagem, por exemplo, logo no início conhecemos Conrado Bardelli, um advogado que também é detetive, em várias partes da estória Bonini chama o personagem de Conrado, em outras Bardelli, até mesmo fala sobre o advogado e o detetive; são possibilidades, certo? Ele não está errado, mas o mesmo acontece com vários outros personagens, além disso, achei bastante estranho essa forma de tratamento das pessoas, na maioria das vezes tratando-as pelo sobrenome, às vezes demorava pra entender que eu já conhecia aquele personagem.

Mesmo assim, parecido com Agatha Christie são apenas o ato do detetive revelar como os fatos aconteceram, algo à la Poirot, como já falei e vou repetir, foge do que estamos acostumados, o mistério começa a sofrer várias reviravoltas no finalzinho do livro e toda a investigação de Conrado se torna bastante interessante, pois tudo parece estar intrincado ao mistério.

Nota: 4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário