quarta-feira, 15 de julho de 2015

Papo Livresco: Blogs de literatura

Não sou a pessoa mais experiente para comentar sobre o que são bons e péssimos blogs de literatura, mas gostaria de comentar sobre o que vejo em muitos blogs e que me desanima de acompanhar alguns.

O conteúdo
Muitas pessoas começam blogs de literatura pensando nas parcerias, ou seja, "ganhar" livros sem fazer "nada", o que de certa forma não é uma total mentira, (sobre parcerias comentarei em um post futuro) por que muitos pegam um release ou sinopse de livro e colam na postagem juntamente com a capa do livro, já visitei blog que a postagem constava com três sinopses e apenas uma linha e meia escrita pelo blogueiro, aonde anda a qualidade deste blog?

É interessante destacar também que muitos blogs seguiram apenas uma linha de leituras, ou YA, ou distopia, ou romances adultos, não condeno quem lê esse tipo de coisa, por que eu mesmo gosto de YA e distopias, mas a questão é até quando um blog pode se manter com resenhas de apenas um estilo, e tem mais, um estilo que está sendo explorado por diversos outros blogs.

Imagens e gifs
Tem situações que exigem uma imagem engraçadinha ou um gif que expressa nosso sentimento sobre o livro, infelizmente muitos blogs acham que isso é característica necessária em toda postagem, fazendo com que a estrutura de um post seja: parágrafo + imagem/gif + parágrafo + imagem/gif, e não quero nem comentar do tamanho de alguns parágrafos. Nesse tipo de blog minha internet volta a ser discada e a página nunca para de carregar. Fica dica para esses blogueiros, o buzzfeed está aí para isso.

Citações
Até eu gosto de citar alguma frase ou parágrafo interessante, mas fazer 5 citações ao longo de uma resenha deveria ser considerado plágio pela ABNT, já contei 14 citações ao longo de um texto, e olha, a situação da "resenha" não estava legal.

Como citei no início, não tenho conhecimento suficiente para dizer o que é certo ou errado, muito menos quero ditar regras, mas infelizmente não consigo achar novos blogs que despertam a vontade de acompanhar, hoje em dia meu feed de blogs literários é menor que 5, espero algum dia poder acompanhar blogs legais que são capazes de produzir conteúdo sem ser mais do mesmo e com qualidade duvidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário