sexta-feira, 25 de julho de 2014

Minha Breve História - Stephen Hawking


Stephen Hawking é um dos físicos mais famosos do mundo, e esse livro curtinho foi escrito por ele para contar cada detalhe de sua vida.


Minha Breve História é realmente uma autobiografia, para quem não sabe, Hawking tem uma doença chamada ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), o que o faz ser quase dependente de máquinas para, por exemplo, poder falar. Durante o livro você passa por diversos capítulos da vida dele, desde a infância até os dias atuais. Mesmo sendo uma autobiografia, e sua doença faça parte da sua vida, ele não comenta muito sobre o problema, mas só quando ela vai avançando ele fala de certas dificuldades em cada época, mas não expõe o que pensa sobre isso.

O livro é recheado com várias fotos da vida de Stephen, o que torna a leitura mais agradável, afinal de contas, você acha que só ficar lendo sobre física, física, física seja interessante sem nenhuma foto para ilustrar por exemplo, um acordo feito entre ele e um colega de trabalho apostando numa teoria? Ou até mesmo ele ser membro de uma equipe de remo?

E sim, física, física, física, o cara não se cansa de explicar sobre algumas teorias pesquisadas por ele, e algumas vezes ele dedica capítulos para as explicações, logicamente não entendi nada, pois ele não tentou ajudar nem um pouquinho na linguagem científica empregada nas explicações, isso torna chato? Mais ou menos, talvez seja melhor você fazer a leitura como eu fiz, tentar compreender algo e caso contrário, siga a leitura até que ele volte para algo mais simples.

Este livro possui 144 páginas, está bem acessível e é uma leitura rápida, ou seja, você pode terminá-lo em um dia ou dois. Super recomendado para quem quiser conhecer esse gênio ou tem interesse em física teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário