segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Já fazia algum tempo, na verdade um bom tempo que comecei a ler "O Mundo de Sofia" e não continuei a leitura por motivos de.. não ter o livro. Aproveitei uma oportunidade e fiz a compra do livro por um preço bem baratinho, a Maratona Literária me ajudou a impulsionar a leitura, vou explicar o motivo depois.

Sofia Amundsen é uma garota comum prestes a completar 15 anos, mas sua vida começa a ficar estranha ao começar a receber cartas de um anônimo professor/filósofo e cartões para uma menina chamada Hilde que chegam sempre às mãos de Sofia.

Essas cartas contêm folhas datilografas, são várias páginas, no decorrer do livro vemos que Sofia resolve juntá-las num fichário velho, formando assim seu curso de filosofia.

A estória trás um mix de imaginário e de ensino sobre filosofia, certos momentos o livro começa a ficar meio que com uma leitura pesada, ou seja, tenho certeza que no tempo que comecei a lê-lo teria desistido da leitura por causa dessa forma super-informativa de preencher páginas e páginas de informações sobre cada período e cada filósofo, não sei ao certo se a leitura é indicada para crianças, mas a estória é muito divertida, apesar de algumas vezes enfadonha.

Se você é como eu, uma dica, não leia a orelha do livro, a editora fez o favor de dar um spoiler da estória que só acontece da metade do livro pro final.

O livro foi interessante por informar e me ajudar a criar certos conceitos sobre algumas coisas, mas infelizmente no quesito do enredo, da estória, do desenvolvimento dos personagens, achei que em um certo ponto as coisas correram, o final foi engraçado, meio triste (talvez você nem sinta isso) e confuso. Pensei que haveria um "felizes para sempre", Sofia crescida, ou algo assim, mas não, o mundo de Sofia mudou completamente na sua festa de 15 anos, isso é aceito e pronto, fim da estória.

Mesmo assim, recomendo a leitura deste livrinho de 547 páginas, a Companhia das Letras relançou o livro com uma nova e não tão bonita capa, prefiro a antiga que é a que eu tenho. É possível encontrá-lo a partir de R$36,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário