quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

On The Road - O livro do ano


Literalmente On The Road foi o livro do ano para mim, comecei a ler ele no inicio do ano de 2012 e fui terminar nos últimos dias de Dezembro, tudo isso graças a duas coisas: falta de tempo e estória chata.


A ideia que tinha do livro antes de começar a ler era totalmente diferente de quando terminei o livro, o universo de aventuras na estrada parecia interessante, mas fatores como irresponsabilidade, drogas e mais irresponsabilidade e drogas acabam com o que poderia ser interessante. E isso se repete da primeira até a última página, no final dá para ver que esse mix não poderia continuar e ponto final. Continuo a me perguntar qual era o objetivo dessa longa aventura.

Eu sei, o livro é um retrato de uma juventude rebelde e coisa e tal, possivelmente baseada na vida de Jack Kerouac e seus amigos, mas no final de mais de 300 páginas você só consegue ver a loucura dessas pessoas correndo pelos Estados Unidos, os longos parágrafos intermináveis eram cansativos, parecia que Jack desabafava em palavras e não parava para respirar enquanto escrevia. A estória tem um começo e um meio, mas o fim parece que não aconteceu neste livro, talvez esteja em outro livro de Kerouac, talvez o fim de On The Road foi o fim da vida do escritor, não sei, mas ao ler a última frase fiquei com saudade dos personagens Sal e Dean, parece que a estória da vida deles ia apenas começar, mas veio o fim e pronto.

On The Road, é publicado pela L&PM, tenho a edição em pocket, mas é possível adquirir o livro em vários formatos, em pocket, tamanho normal e também a edição sem cortes com o manuscrito original. Além dessa capa é possível adquirir o livro com a capa do filme do Walter Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário